quinta-feira, 24 de abril de 2025

Isolamento

    Um dos meus amigos se mudou e isso fez com que quase todo meu minúsculo circulo social tenha acabado. Era um amigo que puxava todos os outros de tal forma que o grupo nunca resistiria sem ele. Era ele que nos chamava para sair, ele que tinha as melhores conversas, ele que tinha os melhores lugares para ir e era ele que tinha as melhores histórias para contar.

    Mudou-se para uma cidade não tão distante, mas também não tão perto. A coisa foi esfriando devido à distância e hoje já está bem claro que nada será como antes. Vou sentir falta dos churrasquinhos nos sábados, das resenhas sobre a vida cotidiana, das maluquices do trabalho de cada um e das risadas dos filhos deles me chamando de "tio" nessas reuniões de domingo. Foi bom enquanto durou, mas acho que acabou.

    Terei saudades, mas me sinto tranquilo. O fim de uma amizade também tem suas vantagens: é o fim da preocupação com a outra pessoa. Não precisarei mais me preocupar se a pessoa está bem, se precisa da minha ajuda (mesmo que ela não me peça) e também não precisarei fingir estar legal quando não estou. Jamais diria que eu gostaria de terminar minhas amizades, mas tudo tem um lado bom e um lado ruim. Hoje, vejo que o lado ruim não é tão ruim assim.

    Creio que o que me deixa mais tranquilo para lidar com isso é que, daqui para frente, se eu não fizer novos amigos, muito provavelmente, será porque eu não quero e não porque não posso. A falta de habilidade e, principalmente, a falta de experiência faziam com que eu me sentisse uma espécie de monstro, um ser nojento e incapaz de conseguir coisas que hoje eu sei que posso conseguir, se assim eu desejar. Experiência parece ser tudo na vida de um homem e sei que ainda tenho muito o que aprender.

2 comentários:

  1. Eu acho que você não é tão isolado quanto pensa. Vc até tem um grupo de amigos. E apesar deste amigo ter ido para outra cidade, os outros ficaram. Eu acho que vc até tem vida social rotineira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um grupo de amigos que durou três anos e meio. os que ficaram já não têm mais muito interesse em mim. Já estão fazendo aniversário sem me convidar e até acho que nem estão se convidando.

      Talvez ache outros amigos por aí. Por enquanto, são sete dias por semana em casa sozinho (de novo).

      Excluir